mova instagram

mova instagram
QUER MUDAR SUA VIDA? CLIQUE E SIGA!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

A influência de Nietzsche no Cinema



http://www.studioclio.com.br/sites/default/files/imagens/evento/nietzsche1882.jpg
A vida de Friedrich Nietzsche foi tão vigorosa quanto sua filosofia.
Foi quase como um ermitão. Sempre isolado, passou de gênio a louco, sofreu com duras críticas de estudiosos da época e aguentou o peso da carreira acadêmica ainda jovem.
No início, grande amigo de Wagner, no fim, ódio ao antissemitismo wagneriano: Nietzsche foi um mar de provocações e inventividade.

https://www.osegredo.com.br/wp-content/uploads/2013/12/se-houver-amor-em-sua-vida-isso-pode-compensar-muitas-coisas-que-lhe-fazem-falta-caso-friedrich-nietzsche-frase-2332-1456.jpg


Este genial pensador alemão nasceu em Röcken, a 15 de outubro de 1844, e tornou-se um dos mais importantes filósofos da Alemanha do século XIX.
Os estudos filosóficos passaram a atraí-lo depois de se tornar leitor de Schopenhauer, principalmente de O Mundo como Vontade e Representação. O ceticismo deste filósofo o atrai irresistivelmente, bem como suas preocupações estéticas.

http://www.frasesdepensadores.com.br/wp-content/uploads/2014/06/friedrich-nietzsche3-facebook.png


O pensamento de Nietzsche teve grande influência no século XX, principalmente na Europa Continental, embora nos países anglofônicos, tenha tido pouca recepção positiva. Durante a última década de sua vida e na primeira década do século XX, suas ideias atraíram artistas avant-garde, que se viam na periferia da sociedade normativa estabelecida, tanto em seu jeito de ver as coisas como em sua maneira de fazer arte. Para eles, Nietzsche servia como um estandarte para a criação, para a vida plena e para a arte explosiva e empolgante.
http://www.artelogy.com/sites/default/files/Aforismo%20de%20Friedrich%20Nietzsche%20%C3%89%20preciso%20ter%20uma%20caos....jpg

Podemos citar alguns artistas, filósofos, historiadores, poetas, novelistas, psicólogos, sociólogos e músicos influenciados por Nietzsche no século XX: Alfred Adler, Georges Bataille, Martin Buber, Albert Camus, E.M. Cioran, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Isadora Duncan, Michel Foucault, Sigmund Freud, Stefan George, André Gide, Hermann Hesse, Carl Jung, Martin Heidegger, Gustav Mahler, André Malraux, Thomas Mann, H.L. Mencken, Rainer Maria Rilke, Jean-Paul Sartre, Max Scheler, Giovanni Segantini, George Bernard Shaw, Lev Shestov, Georg Simmel, Oswald Spengler, Richard Strauss, Paul Tillich, Ferdinand Tönnies, Mary Wigman, William Butler Yeats e Stefan Zweig.


Na lista a seguir, vemos a influência dos pensamentos deste ilustre pensador em obras do cinema:

CLIQUE AQUI E VEJA
QUAIS SÃO ESTES FILMES


Fonte utilizada nesta postagem: COLUNAS TORTAS
http://ruptura.zip.net/images/supernietzsche.jpg